PARTICIPANTES
 
 
     
 
  João Paulo Ameixa
19 anos
   
Grupo Verde
Distrito:
Évora
Concelho:
Estremoz
Hobbie:
Ler
Animal:
Cão
Comida:
Massas
Música:
Bonjovi
Livro:
“Símbolo Perdido”, Dan Brown
Filme:
Sherlock Holmes
Gostaria de Ser:
Alguém envolvido na administração do nosso país, dando o meu próprio contributo
     
    Intervenções
   
“Um retrato de Portugal”
“Europa: cinco questões em aberto”
ASSEMBLEIA (exercício de simulação II)
    Registo de Intervenções
   
Pergunta Plenário: “Um retrato de Portugal”
Pergunta Plenário: “Europa: cinco questões em aberto”
    Pergunta a ...
   
Hugo Soares
Imagino que o papel de presidente de uma das maiores e mais emblemáticas juventudes partidárias do país, seja para si, uma grande responsabilidade. Como encara esta responsabilidade?
Joao, em primeiro lugar com enorme orgulho. Mas é verdade que sobretudo com grande responsabilidade. Mas a sensação de responsabilidade é otima. Sentires que representas mais de cinquenta mil jovens que querem, por sua vez, representar uma geração exige de ti uma seriedade constante, muita determinação, sangue frio para não cederes às demagogias fáceis e muito trabalho!
Em suma: encaro com grande orgulho, mas sobretudo com muita vontade de não vos desiludir. Todos os dias!
Hugo Soares
Para uma pessoa melhorar e ter um desempenho cívico e político excepcionável, é recomendável ler, pois os livros são uma das maiores fontes de conhecimento do mundo. Indique um (uns) livro(s) que considere essencial para esse maior desempenho.
João,
Sugeria que seguisses os indicados pelos nossos convidados. Tens aí grandes escolhas.
Acho que deves ler coisas bem diferentes entre si, mas assim de uma penada deixo-te três de índole completamente diferente:
Os Maias, Eça, porque servem para te divertir e conhecer bem o Portugal de há um século (muito parecido com atual, em algumas coisas);
Biografia de Sá Carneiro, Miguel Pinheiro
O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
Jessica Augusto
A sociedade portuguesa tem vindo a tornar-se ao longo dos anos, numasociedade sedentária, em especial nos jovens. O que acha que se deve fazer para inverter esta situação?
Em Portugal, o fenómeno da corrida tem crescido muito. Há provas quase todos os fins-de-semana, um pouco por todo o país, e o número de participantes, parece-me, tem aumentado. Também vejo cada vez mais pessoas, de todas as idades, a correr ou a caminhar logo de manhã ou no final do dia: parece-me que há uma maior vontade da população em combater o sedentarismo e praticar desporto. No entanto, é sempre relevante passar aos jovens a mensagem de que o desporto é saudável e incentivar a prática desportiva
Leonor Beleza
Em Portrugal, o investimento em investigação médica tem crescido cada vez mais, sendo a Fundação Champalimaud um dos seus grandes impulsionadores. Acredita que em Portugal, no futuro, poderá tornar-se numa referência mundial para o desenvolvimento médico?

A Fundação existe para ser uma referência mundial e ajudar a estabelecer padrões de exigências em todo o país. Honramos assim o nosso Fundador que era um grande patriota.
Marco António Costa
Se estes anos de ilusão tivessem sido encarados de imediato pela realdiade, ou seja, se se tivessem as restruturações no Estado, que actualmente tanto se discutem, como estaria Portugal hoje em dia?
José Matos Rosa
Reparei que estou a estudar o mesmo curso que tirou, um curso que, como ambos sabemos, abrange um pouco de tudo. Perguntava-lhe então, o que acharia da criação de um governo misto e representativo, onde todos os partidos teriam um lugar, seria possível ou um desastre?
Alexandre Relvas
O valor dos imóveis Portugueses por metro quadrado tem vindo cada vez mais a descer. Na sua opinião, será esta descida boa ou má para o comércio imóvel? Se for má, como combater tal descida?
Jaime Marta Soares
Este verão tem sido uma verdadeira luta contra os fogos em Portugal e temos perdido grandes heróis no nosso país. Acha que havia alguma maneira de melhorar a eficiência dos nossos bombeiros no combate aos fogos? Se sim, qual?
José Ramos Horta
Cada vez mais as relações de Portugal com países da CPLP têm vindo a aprofundar-se, no caso de Timor-Leste, que no segundo semestre de 2014 vai assumir a Presidência da CPLP. O que se pode esperar de futuros acordos e negociações com o nosso País?
António Correia de Campos
A saúde pública portuguesa mostra-se hoje em dia como um sistema ineficaz. Acha que se devem fazer reformas de modo a melhorar este sector. Se sim, quais?
Hugo Soares
Sendo o Presidente da JSD, terá claramente que estar em constante contacto com os Presidentes das JSD Distritais, qual é o seu papel para com estes líderes regionais? Como é o vosso nível de envolvimento na manutenção da JSD?
Durão Barroso
É visível que Portugal tem tido um papel cada vez mais na UE, mas será este papel ainda pouco relevante? Poderia Portugal dar um maior contributo no futuro e envolver-se ainda mais nas decisões europeias?

Pedro Reis
Vimos recentemente um aumento das exportações e uma diminuição das importações na nossa economia. Talvez isto possa dever-se a alguma inovação, ou talvez possa ser necessário inovar cada vez mais os principais sectores económicos de Portugal, qual é a sua opinião?
Manuela Ferreira Leite
Com a grave situação que vivemos hoje em dia, todos criticam as medidas do governo. Para si, serão estas medidas demasiado bruscas e fortes, seria necessário irmos devagar e com mais tempo, ou até daria maior resultado ser esta austeridade fosse mais rígida?
    Achei Curioso
   
  • Um peixe dourado ter uma memória de 3 segundos!
  • Agora que o Tribunal Constitucional chumbou as medidas do governo, poderemos ter de pedir um novo resgate.
  • Que o centro Champalimaud una a investigação bio-médica com o tratamento de doenças - Investigação Translacional - (Dra. Leonor Beleza)
  • Que o prémio que o Centro Champalimaud oferece seja conhecido por toda a comunidade bio-médica e tenha uma proliferação global. (Dra. Leonor Beleza)
  • "A melhor para encontrar uma solução, é fazendo as perguntas certas." - Poiares Maduro
  • "Há um dificuldade cognitiva da política, que está particularmente agravada, hoje em dia. " - Poiares Maduro
  • "O antagonismo é fundamental numa comunidade política, contra imposição de ideias" - Poiares Maduro
  • "Estamos perante um problema democrático, devido a decisões erradas, sem pensar no futuro das próximas gerações. Criando um impacto europeu, senão mundial, que nos afeta a todos." - Poiares Maduro
  • "A UE precisa de mudar a sua lógica de principio de solidariedade, repensar o seu próprio orçamento, as suas próprias receitas e modificar o seu espaço político." - Poiares Maduro
  • Os apoios comunitários têm seguido, em boa parte, uma vertente mais direcionada para o investimento em infra-estruturas públicas. Mas agora seguirão uma nova direção, onde se apostará mais em sectores que desenvolvam a concorrência económica do país. - Poiares Maduro
  • "Identificsr a Europa sobre os erros por ela cometidos, e por ela forçados" - Correia de Campos
  •     Sugestões
       
  • Acho que era muito bom, se no próximo ano, houvessem actividades com grupos unidos (digamos, uma coligação de grupos). Dessa forma haveria um maior contacto entre os diferentes grupos!
  • Durante, pelo menos um dos jantares, podiam-se misturar alunos dos diferentes grupos de modo a uma maior comunicação entre todos!
  • Alguns dos alunos podiam ser os repórteres da UTV, por uns momentos, para entrevistarem os membros da organização sobre matérias da universidade de verão.
  • Poderia fazer-se na Intranet, ao fim de cada dia, um quiz sobre o que foi falado no dia, de modo a consolidar a aprendizagem dos alunos e oferecer algum entretenimento.
  • Todos os dias, ao início de cada dia de trabalhos, ou no fim deste, podia escolher-se uma grande personalidade histórica e fazer uma homenagem a esta. Esta homenagem podia ser feita, quer pela organização, quer pelos grupos.
  • "A ADSE é uma espécie de moeda de troca para a função pública." - Correia de Campos
  •     Desafio do JUV
       
    Fica atento à aula "Falar Claro" e sugere ao JUV o título da notícia dessa sessão
    E falaram,... CLARO!
    Qual o momento que até agora mais te surpreendeu na UV? Porquê?
    O momento na UV que mais me surpreendeu foi com certeza a Gala do Boneco, pois nunca pensei que houvesse um momento na UV tão arrojado e super engraçado como a Gala. Foi uma noite onde podemos ver a grande dedicação e espírito do nosso staff!
    Cria um sms de despedida aos teus colegas uvianos.
    Chegámos à UV como curiosos e gente de boa vontade. Saímos agora como mestres cívicos! Adeus uvianos
    Colabora com o Presidente da JSD. Sugere aqui uma mensagem política para ser usada no seu discurso de encerramento amanhã!
    O futuro constrói-se com os mais ambiciosos, e aqui na UV, lutamos por um país melhor, mais competitivo e mais justo!

    Tenho a certeza de que este "arco-íris de grupos" demonstrou, ao longo da UV, participação, espírito, criatividade e paixão pelo cívico e pela política.
         
        YouFotos