No quinto dia da Universidade de Verão 2013, o primeiro  tema abordado foi a co-adopção por  casais homossexuais, um tema actual e fracturante na sociedade portuguesa.  Frente-a-frente estiveram os deputados Mónica Ferro – a favor – e José Manuel  Canavarro – contra. Apesar das diferenças, ambos confessaram não ter um  posicionamento radical relativamente à questão e Canavarro advertiu para a  falta de estudos credíveis acerca dos efeitos desta alteração de paradigma.  Mónica Ferro afirmou que é fundamental, acima de tudo, garantir as condições  necessárias ao bem-estar criança e ao respectivo equilíbrio familiar. 
  Carlos Coelho fez um balanço positivo da discussão,  referindo a boa qualidade e pertinência das questões e intervenções dos alunos,  bem como a seriedade com que o tema em causa foi encarado, gerando-se um debate  extremamente enriquecedor.

  
  À tarde foi a vez de Marcelo Rebelo de Sousa falar acerca  d’ “A consolidação da Democracia e o  PSD”. Marcelo percorreu a linha do tempo e fez uma reflexão sobre os momentos  de viragem na História da democracia portuguesa nas últimas décadas, referindo,  paralelamente, a evolução do Partido Social Democrata ao longo dos anos e  traçando as principais diferenças entre o que era aquando da sua fundação e o  que é na actualidade, ressalvando que o PSD é «um partido de militantes» e não de eleitores. 
  Chegada a fase das dúvidas dos alunos, estes mostraram-se  interessados em questionar o comentador relativamente à actualidade política,  económica e social. Marcelo Rebelo de Sousa é presença assídua na Universidade  de Verão há já vários anos e é constante a sua capacidade de prender a atenção  dos participantes.

 O  jantar-conferência do quinto dia da UV contou com de Leonor Beleza, que fez uma  exposição acerca da Fundação Champalimaud, à qual preside. Os alunos ficaram a  saber um pouco mais sobre este centro de investigação reconhecido  internacionalmente por características como a inovação tecnológica e a  preocupação com a humanização dos cuidados com os pacientes. Também o facto de  juntar no mesmo espaço investigadores, médicos e pacientes é chave para o  sucesso deste centro. 

  Leonor Beleza partilhou alguns episódios relacionados com a  sua vida pessoal e política, nomeadamente a experiência como uma das primeiras  mulheres em Portugal a ocupar cargos relevantes – foi Secretária de Estado e  Ministra numa época em que era quase certo que os mesmos fossem ocupados apenas  por homens. Revelou ainda que desde muito cedo lhe foram exigidos rigor,  trabalho e competência, o que faz com que hoje seja defensora de uma verdadeira  meritocracia para a sociedade portuguesa.

«Olhem para a nossa  história recente como país, e descubram que as coisas não estão adquiridas, não  estão ganhas... (...) gastem o vosso tempo a procurar uma formação pessoal tão  intensa e exigível como possível. (...) não está nada perdido, mas temos que  cuidar do nosso tesouro, do nosso país.»
  - Leonor Beleza