Pergunta Plenário: “10 respostas sobre o programa de ajustamento em Portugal”
Pergunta Plenário: “Co-adopção: Sim ou Não ?”
Pergunta a ...
Leonor Beleza
O facto de ser a única mulher Conselheira de Estado é, para si, motivo de orgulho ou de tristeza? Não sou a única, porque a Presidente da Assembleia da República é Conselheira (por inerência). Somos duas. Mas é verdade! Uma tristeza! Sugere um país que já não somos!
Marco António Costa
A Secretaria de Estado da Solidariedade e Segurança Social é uma pasta bastante sensível. Como é que se consegue encarar a realidade social e os seus grandes desafios lidando com as restrições económicas e com a incapacidade financeira do nosso país? Em momentos de restrição financeira, importa estabelecer prioridades e garantir que os recursos se canalizam para os mais carenciados. Para tal, devem ser apertadas as regras da “condição de recurso” e definir mecanismos extraordinários de revisão ao quadro de emergência, como agora aconteceu com o Programa de Emergência Social.
Hugo Soares
Depois do mandato do Duarte Marques, que deu visilidade e importância na cena nacional à JSD, quais são os principais desafios que existem e como pretende "deixar a marca"? Bruno, a JSD é muito mais do que os seus líderes. Dito isto, não escondo que a capacidade das lideranças para a afirmação da estrutura é fundamental para o sucesso do JSD. Ser líder da Jota é assumir um grande legado. Quero, com responsabilidade e sem demagogia, afirmar uma nova forma de estarmos na política. Fazer da justiça inter-geracional a nossa marca; fazer da ética e da transparência a nossa matriz; fazer da revisão constitucional o nosso objectivo como alteração de paradigma de sociedade. Acho que o mais importante é colocar a JSD a discutir e a ter opinião sobre aquilo que nos rodeia e não nos deixarmos acantonar: a JSD é tão mais relevante quanto estiver "sentada à mesa" dos grandes assuntos. Essa é a nossa mais valia: a visão jovem e "desempoeirada" sobre o que nos rodeia.
José Matos Rosa
Como devemos encarar o "pós-troika", num país que, apesar de estar com o seu programa de assistência financeira concluído, se encontra ainda excessivamente dependente?
José António Salcedo
Na administração e na gestão de empresas o que é mais importante: a elaboração e criação de um plano, estratégia ou a sua execução?
Jaime Marta Soares
As retrições ao nível financeiro existem, agora mais que nunca, em diversas áreas. Também na protecção civil e no combate aos incêndios estas limitações se fazem sentir. Como é que se consegue dirigir e articular um Liga de extrema utilidade pública, respondendo a todas as necessidades, e atendendo à conjuntura actual?
José Ramos Horta
Apesar das constantes batalhas levadas a cabo no fim do século passado para que Timor Leste alcançasse a independência terem tido sucesso, a paz e a consertação no país nunca chegou a ter lugar. Podemos explicar esta instabilidade com a falta de uma estratégia de política nacional?
Durão Barroso
A UE surgiu sob o signo da cooperação e da paz entre as nações. Depois da primeira guerra mundial a Sociedade das Nações tinha alguns objectivos que se assemelharam aos da UE. Apesar da paz ter sido uma prioridade a SDN fracassou e em 1939 começou a II Grande Guerra Mundial. A história poderá voltar a repetir-se?
Manuela Ferreira Leite
Ao longo dos últimos tempos tem discordado e criticado o partido publicamente. Não será mais adequado utilizado os mecanismos internos do PSD para se pronunciar sobre alguns temas sensíveis em vez de "sair para a praça pública"?
Pedro Reis
O investimento estrangeiro assume nos dias de hoje um papel de grande importância para a nossa economia. Não sente, por isso, que a AICEP deveria ter um conjunto de competências mais vastas que lhe permitisse alargar a sua acção?
Achei Curioso
"Não podemos criar um sistema em que ninguém toma decisões porque essa é a melhor maneira de subir na carreira" Eng. Carlos Moedas
"Existem pessoas, nomeadamente nos transportes, que fazem greves porque pretendem manter os privilégios inadmissíveis que têm" Dr. José António Salcedo
Desafio do JUV
A UV conta hoje com uma aula dada por Carlos Moedas.
Tendo em conta o que ouvires e reflectires, sugere ao JUV o título da notícia dessa sessão. Uma ecónomia sustentável