Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta Plenário: “Europa: cinco questões em aberto”
Pergunta a ...
Hugo Soares
Os jovens de hoje estão cada vez mais de costas voltadas para a participação politica. Como representante de uma Juventude Partidária, qual será a melhor forma de os incentivar a uma maior e mais activa participação na vida política ? João, Liderando pelo exemplo. Se formos transparentes e credíveis estamos a aproximar as pessoas da política. Repara, se fizermos aquilo que dissermos, se as pessoas que nos conhecem souberem que somos pessoas como as outras, com a diferença que queremos colocar aquilo que de melhor temos ao serviço dos outros, as pessoas voltam a acreditar na política. Cabe à nossa geração fazer este caminho!
Hugo Soares
Actualmente os Portugueses sofrem directamente o resultado de anos de políticas socialistas que estavam muito para além da capacidade do país. Hoje pagamos a divida que outros nos deixaram. Nas próximas eleições corremos o risco de mais uma vez cairmos no domínio gastador e ruinoso do Partido Socialista. Será que estamos a comunicar e a divulgar correctamente e de uma forma efectiva tudo o que de bom se tem feito nestes últimos anos ? Será que a generalidade dos jovens compreende o que tem sido feito por eles e pelo seu futuro ? João, acho que não. Acho que devemos fazer muito melhor do ponto de vista da comunicação e explicação. Mas também essa é uma missão de cada um de nós. Eu costumo dizer que se cada um pegar na sua bicicleta e pedalar nós fazemos distribuir a mensagem. Sou daqueles, e já o disse publicamente, que acredito que vamos ganhar as eleições em 2015. Se o caminho que estamos a fazer, como estou convencido, der resultados (e eles já começam a aparecer) nós não vamos deixar os socialista voltarem às políticas que nos trouxeram até à bancarrota.
José Ramos Horta
Actualmente, em tempo de crise, pensa que valores como o da solidariedade e da igualdade têm sido cada vez mais postos de parte, tanto a nível interpessoal como a nível das relações entre países ? Em momentos de crise e sofrimento causado por guerras e desastres naturais, as sociedades têm reagido com muita generosidade. Exemplos dessa humanidade vimos nos casos do Tsunami na Indonésia, Japão, Haiti, etc. Acredito ainda na generosidade e solidariedade entre os povos, entre as sociedade.
Manuela Ferreira Leite
Como ex-Ministra das Finanças, pensa que a Europa deveria caminhar rapidamente para um modelo federalista, e assim ser mais solidária com os países que sofrem os efeitos da crise ?
Durão Barroso
Em caso de ataque Aliado à Síria, a curto prazo, qual será a posição da Comissão Europeia ?
Pedro Reis
Quais são os ganhos/perdas, a longo prazo, de uma reindustrialização [tecnológica] com capitais estrangeiros, que hoje se tenta fazer ?
Marco António Costa
Actualmente os Portugueses sofrem directamente o resultado de anos de políticas socialistas que estavam muito para além da capacidade do país. Hoje pagamos a divida que outros nos deixaram. Nas próximas eleições corremos o risco de mais uma vez cairmos no domínio gastador e ruinoso do Partido Socialista. Será que estamos a comunicar e a divulgar correctamente e de uma forma efectiva tudo o que de bom se tem feito nestes últimos anos ? Será que a generalidade dos jovens compreende o que tem sido feito por eles e pelo seu futuro ?
Jessica Augusto
Países mais pobres do que o nosso conseguem ter uma maior percentagem da população a praticar desporto. O que acha que falta em Portugal para tornar a população mais activa e ao mesmo tempo incentivar a prática desportiva ?
Alexandre Relvas
Conhecendo a realidade das empresas e atendendo à necessidade da criação de empregos, que medidas acha serem fundamentais, dinamizadoras e capazes de causar um grande impacto estrutural no tecido empresarial Português ?
José António Salcedo
Pude reparar que a Multiwave está localizada no TECMAIA, uma referencia nacional em pólos de ciência e tecnologia. A localização teve um papel essencial no sucesso da sua empresa ? Porque não Silicon Valley ?
Leonor Beleza
Actualmente pede-se solidariedade e sustentabilidade aos sistemas do Estado, para que o Estado Social possa continuar a existir e a operar. Fala-se numa solidariedade intergeracional, em que as gerações mais velhas são chamadas a apoiar as mais jovens. No campo da Saúde, são os mais velhos e os mais desfavorecidos quem mais se apoia neste sistema do estado, o que a médio e longo prazo será cada vez mais evidente numa população cada vez mais envelhecida. Pesando a lógica da gestão privada de poupar o máximo possível, fazer o máximo número de actos, com boa ou má qualidade, e a necessidade de que hoje, mais do que nunca, cortar tanto quanto possível os desperdícios do SNS, fará sentido entregar a gestão do nosso SNS a privados?
Jaime Marta Soares
Atendendo ao elevado numero de incêndios existentes em Portugal e dada a necessidade de se proceder a limpezas regulares dos inúmeros hectares da floresta existente em no país, não seria razoável admitir a obrigatoriedade da planificação e execução, a nível nacional e até mesmo a nível do poder local, de programas de minimização de risco e de treino envolvendo principalmente o cidadão comum ?
Achei Curioso
Os Juros anuais das PPP Rodoviárias equivalem a 71 unidades de Cuidados Continuados.
"Não acredito que a vossa geração vá beneficiar do estado social como nós beneficiamos" - Pedro Santana Lopes
As democracias consolidam-se todos os dias, não é de 4 em 4 anos ou de 5 em 5 anos
Sugestões
Diariamente deveria existir um sistema de lugares marcados para proporcionar rotatividade nos lugares em que cada grupo se senta durante as aulas, de forma a permitir que cada grupo conseguisse ficar pelo menos uma vez em cada uma das filas.
Desafio do JUV
A UV conta hoje com uma aula dada por Carlos Moedas.
Tendo em conta o que ouvires e reflectires, sugere ao JUV o título da notícia dessa sessão. Sair da crise, construindo Moeda a Moeda
Fica atento à aula "Falar Claro" e sugere ao JUV o título da notícia dessa sessão Deus e Coelho Falaram, Claro
Dos 10 trabalhos de grupo sobre a Constituição, qual achas que foi o melhor? Justifica a tua opinião! O melhor grupo foi o Amarelo dado que foi o que se conseguiu defender melhor do jornalista chato, tendo apresentado os melhores argumentos e a melhor revisão da constituição. Esteve igualmente irrepreensível quando assumiu a posição de jornalista chato, tendo apresentado questões incisivas e pertinentes. Mais ainda, todo o grupo esteve muito bem, visto que contribuíram para este sucesso para além do que era exigido!