PARTICIPANTES
 
 
     
 
  José Miguel Rebolho
17 anos
   
Grupo Amarelo
Distrito:
Aveiro
Concelho:
Anadia
Hobbie:
Ler, escrever, cinema e música
Animal:
Gato
Comida:
Leitão à Bairrada
Música:
Rota Diferente - All One
Livro:
Breve História de Quase Tudo
Filme:
Into The Wild
Gostaria de Ser:
Economista
     
    Intervenções
   
Jantar-Conferência com o Dr. Pedro Reis
“Co-adopção: Sim ou Não ?”
Jantar-Conferência com a Dra. Leonor Beleza
“Europa: cinco questões em aberto”
    Registo de Intervenções
   
Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com o Dr. Pedro Reis
Pergunta Plenário: “Co-adopção: Sim ou Não ?”
Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com a Dra. Leonor Beleza
Pergunta Plenário: “Europa: cinco questões em aberto”
    Pergunta a ...
   
Durão Barroso
Ao longo destes anos em que representa a UE, notei uma enorme presença nas reuniões com as maiores potências económicas internacionais. Deste modo, atendendo a tanta experiência, tanta consciência do mundo aos níveis mais elevados, qual é, na sua perspectiva, a maior mudança de mentalidade que jovens activos socialmente, empreendedores e responsáveis devem fazer a fim de encaminhar Portugal e, em consequência, ajudar a União Europeia a novamente ascender à maior potência económica mundial?
Em primeiro lugar, queria sublinhar a importância da União Europeia no Mundo – é por essa razão que temos um papel muito activo quer no quadro multilateral, quer no quadro bilateral.
Já em 1954, Jean Monnet escrevia "Os nossos países tornaram-se demasiado pequenos para o mundo actual à escala dos meios técnicos modernos, à medida da América e da Rússia de hoje, da China e da Índia de amanhã". Esta constatação não podia ser mais actual. Se consideramos as economias dos Países europeus individualmente, apenas quatro países europeus integram o Top 10 do PIB Mundial. No mundo global das grandes potências os países da União Europeia, mesmo os maiores, sozinhos, autonomamente, não têm a dimensão necessária para propor ou articular as políticas do futuro a nível global. Mas a União Europeia, com os seus 507 milhões de cidadãos, é a maior economia do mundo – com cerca de 23.2 % do PIB mundial. Somos o maior exportador de serviços e bens manufacturados e o maior exportador para cerca de 100 países. Colectivamente somos um actor incontornável à escala mundial.
Acredito que a União reforça a própria expressão dos diversos interesses nacionais, amplifica o poder individual de cada Estado-Membro e multiplica, assim, a sua influência colectiva. Na próxima semana participarei na Reunião do G20 em São Petersburgo, onde vamos discutir precisamente o crescimento e o emprego, a reforma do sistema financeiro mundial, a luta contra a evasão fiscal. Será mais uma oportunidade para reafirmar os nossos interesses no panorama global.
No que diz respeito à mudança de mentalidades, a vossa geração é uma geração intrinsecamente europeia. Quero com isto dizer: a Europa que sempre conheceram é uma Europa sem fronteiras, é a Europa do euro. A vossa geração vive a União Europeia de uma forma muito quotidiana e tem já muito presentes os valores e as lições que a União Europeia nos trouxe - como a abertura ao Mundo ou a solidariedade de facto. Mas permitam-me desafiar a vossa geração a acreditar genuinamente e convictamente na Europa como parte da solução. Distanciem-se da tentação recorrente para "nacionalizar" os êxitos e "europeizar" os fracassos e tirem partido das oportunidades que esta Europa integrada coloca à vossa disposição.
    Achei Curioso
   
  • "Nunca admitir ser inferiorizado pela idade/sexo/cor!" - Dr. Carlos Coelho, "Falar Claro"
  • "A chave do sucesso é ser-se autêntico!" - Dep. Carlos Coelho
  • "Se está descontente, reúna amigos e candidate-se!" - Dep. Carlos Coelho
  • "A Avaliação é 5 4 3 2 1!" :P João Cerejo
  • Pois nós temos que ajudar os referenciados! Como podemos ajudar os outros?

    A verdade é que são esses não referenciados que necessitam mais de apoios.

    (adaptado) Dr. Pedro Santana Lopes
  • "A parentalidade é valorativa!" MF
  •     Sugestões
       
  • A par com o Filipe Santana Lopes, sugerimos a criação de um chat de grupo na Intranet, já que na nossa opinião facilitaria a comunicação dentro dos grupos e proporcionaria ao conselheiro uma mais eficaz observação, aumentando a sua facilidade em dar algumas sugestões/observações pertinentes. :)
  •     Desafio do JUV
       
    Imagina que um amigo teu te envia o seguinte SMS: "Onde estás?". Que resposta lhe darias?
    Univ. VerãoPSD- Melhor centro de formação política nacional