Pergunta Plenário: “Ambiente e energia, o que temos de decidir já”
Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com a Dra. Leonor Beleza
Pergunta a ...
Hugo Soares
O Professor Salcêdo trouxe-nos uma perspectiva muito interessante, da qual a nossa geração não deve abdicar: Tornar central a responsabilidade na sociedade. Deixou ainda apelos aos partidos para que sejam agentes colectivos de uma mudança necessária.
Reparo com alegria que participam nesta UV 100 jovens empenhados na actividade cívica e altruísta - fazer política e com tristeza o facto de uma elevada percentagem desses jovens olhar para a política como um fim em si mesmo.
Basta observar o “Gostaria de Ser”.
Penso que o caminho não é ser um grande político, mas antes um bom profissional, uma pessoa séria que em determinado período pode fazer política. Que pensas disso?
Como podemos orientar a nossa juventude para a cultura da responsabilidade, do empenho e do trabalho?
Zé, Não vejo mal nenhum de um jovem assumir com frontalidade a sua vontade em ser político. É a mais nobre das artes. Agora se me perguntares se defendo a necessidade de um percurso de independência face à carreira política, aí não tenho dúvidas: claro que sim! Faço disso gáudio, e sempre o farei!
António Correia de Campos
Que espaço existe para a busca de consensos entre PS e PSD? Acha que em caso de segundo resgate pode haver novo entendimento? Os dois partidos do espectro governativo têm matrizes ideológicas em parte comuns: são típicos partidos de classe média e que buscam as suas raízes ideológicas na democracia cristã e no socialismo democrático. Esta matriz tem governado o mundo europeu nos últimos 10 anos. A crise recente e o acentuar das posições neo-liberais extremistas têm tornado mais difícil o diálogo entre os dois partidos. O PS vê no PSD um ___ face à sua matriz inicial e o PSD vê no PS uma afirmação do conservadorismo social. Para vencer a crise, é absolutamente necessário reencontrar algumas pontes entre os dois partidos.
Hugo Soares
Hugo a JSD tem o privilégio de poder contar com um conjunto de ativos profissionais muito interessantes que podem enriquecer a atividade parlamentar e legislativa. Como pode um jovem técnico ser útil à atividade parlamentar? Porque não criar uma rede de jovens quadros que auxiliem os nossos deputados nas suas áreas. Eu estou pronto. José! Essa é uma excelente sugestão. Temos que falar sobre isso.
Marco António Costa
O Dr. Marco António Costa falou no seu discurso da necessidade de consensos. Tendo em conta o tema deste ano da Universidade gostaria de saber a sua opinião sobre essa necessidade e permência no que diz respeito a uma possível revisão constitucional, dada a postura imprevisível e até arbitrária dos juízes do TC.
Jessica Augusto
Não basta saber correr, é necessário correr bem. Jéssica, para onde corre esta juventude? É necessário mudar de metas?
Alexandre Relvas
O Plano Estratégico do Turismo passou a incluir o Turismo Religioso. Dr. Alexandre Relvas, dada a sua experiência, que pode fazer uma autarquia local para potenciar um destino turístico como a cidade como Fátima?
Jessica Augusto
No desporto, à medida que os anos se acumulam nas pernas, os atletas tendem a preferir as provas de resistência ás de velocidade. É uma adaptação natural fruto da resistência, da capacidade de resistir. Na política a maturidade traz saber e desafios cada vez maiores. Jéssica, como resistir?
Alexandre Relvas
Aprendemos ao longo destes dias que o tempo, em política, ajuda a separar o trigo do joio. Contudo como uma campanha eleitoral é uma prova de velocidade, não de resistência, como convencer os eleitores que um candidato é o melhor, o mais sério e honesto?
Jaime Marta Soares
Caro Sr. Presidente, o país assiste a um cenário de avassalador de incêndios que têm arrasado a nossa floresta. Que fazer em termos de planeamento florestal? Como prevenir em vez de remediar. Obrigado e um abraço solidário a todos os bombeiros portugueses.
António Correia de Campos
Manuel da Maia com 82 anos redefiniu de forma brilhante a Baixa-Pombalina. Hoje alguns dos jovens apontam injustamente o dedo à geração que os trouxe aqui, culpando-a do pior e esquecendo tudo o que nos deram. Como cultivar o respeito inter-geracional, uma vez que nunca somos velhos, nem quando morremos? Obrigado
Pedro Reis
Nos últimos anos Portugal implementou, com sucesso, uma verdadeira diplomacia económica. A saída da AICEP do MNE poderá condicionar negativamente a sua ação?
Durão Barroso
Caro Dr. Durão Barroso saiu de Portugal de uma forma que foi encarada como precipitada. Depois do trabalho meretório que tem vindo a desenvolver na CE podemos augurar um regresso a um lugar de liderança do País?
Manuela Ferreira Leite
Cara Dr. Manuela Ferreira Leite, dada a sua experiência enquanto economista e política, entende ser possivel conciliar austeridade com crescimento económico?
Durão Barroso
Há Europa com mais Europa. Dr. Durão Barroso, da sua já longa experiência na Comissão Europeia, como avalia as nossas lideranças europeias? Está o espírito europeu em crise?
Manuela Ferreira Leite
Em 2009 os Portugueses preferiram a ilusão à verdade, o discurso fácil ao austero. A Dr. Manuela Ferreira Leite não sente que o país foi injusto para consigo? Como poderemos abolir da política os ilusionistas?
Achei Curioso
O rigor e a exigência da UV que projeta esta Universidade de Verão para uma qualidade fantástica, que está a superar as minhas melhores expectativas. Já participei em muitos cursos de verão, conferências, palestras e, de facto, esta é uma organização de excelência.
O facto de Portugal ter um histórico de crescimento económico muito interessante que infelizmente os últimos anos apagaram.
Hoje temos connosco o Dr. Paulo Rangel. Em 2009, no dia 16 de maio, o Dr. Paulo Rangel esteve na minha terra, Ourém, por altura da campanha para as eleições europeias. Nesse mesmo dia conheci a minha namorada. Se me casar em 2015 gostaria de o ver por Ourém pois, pela sua capacidade, muito enriquecerá um futuro governo social-democrata, que continue, a partir desse ano, a encaminhar o país para o crescimento.
O Dr. Pedro Santana Lopes tenha tocado numa questão fundamental que deve tocar a todos nós: a política não é um fim em si mesmo e devemos manter a nossa vertente profissional ativa de forma a sermos íntegros.
"O PSD é um partido estruturante na Democracia portuguesa"; "O PSD é servidor da Democracia". - Marcelo Rebelo de Sousa
A forma descomplexada e séria como o Dr. Poiares Maduro entende o projeto europeu, sobre a necessidade de o encarar no tempo e no espaço.
Sugestões
Replicar este modelo, criando uma universidade de formação que integrasse ativamente jovens de todos os partidos políticos.
Desafio do JUV
A UV conta hoje com uma aula dada por Carlos Moedas.
Tendo em conta o que ouvires e reflectires, sugere ao JUV o título da notícia dessa sessão. O lado positivo de n.ºs negativos.
Fica atento à aula "Falar Claro" e sugere ao JUV o título da notícia dessa sessão A receita certa: autenticidade
Imagina que um amigo teu te envia o seguinte SMS: "Onde estás?". Que resposta lhe darias? Senão tivesses tv nem sequer imaginavas...
Dos 10 trabalhos de grupo sobre a Constituição, qual achas que foi o melhor? Justifica a tua opinião! Grupo laranja - Apesar do orador, que muito apreciei, ter entendido que era algo redundante, face ao que a constituição e a lei já preveêm, penso que a intenção deles de clarificar a política foi muito interessante.
Para ti, quem ganhou o debate: Mónica Ferro ou José Manuel Canavarro? Justifica!
José Manuel Canavarro pela sua postura e pela sua forma responsável como olha para este tema.
Qual o momento que até agora mais te surpreendeu na UV? Porquê? Em si a UV surpreendeu-me pela positiva em termos organizacionais. Os colegas também me surpreenderam pela positiva, apesar de ainda existir um certo grau de falta de pragmatismo, o que é normal dada a nossa faixa etária.
Cria um sms de despedida aos teus colegas uvianos. Amigos, vão e frutifiquem. Sejam humildes, preserverantes na crença mas tolerantes na forma. Abraço
Colabora com o Presidente da JSD. Sugere aqui uma mensagem política para ser usada no seu discurso de encerramento amanhã! A juventude partidária do yes man já passou. Fazer passar ao país a mensagem que existem um conjunto de jovens com interesse na política, um interesse despreendido, jovens que procuram valorizar-se, enriquecendo genuínamente o país. Somos a consciência crítica do país e da sociedade.