Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com o Prof. José António Salcedo
Pergunta Plenário: “Falar Claro”
Pergunta Plenário: “Intervir no social em tempos de crise”
Pergunta Plenário: “A Consolidação da Democracia e o PSD”
Pergunta a ...
José Ramos Horta
Que papel poderá ter Timor nas instituições internacionais, como a ONU? Timor-Leste tem tido um papel muito solidário e generoso. Nos últimos 5 anos, Timor-Leste, porque tem tido algumas receitas extra do petróleo e gás, já doou para cima de 10 milhões para países afetados por desastres naturais. E Timor-Leste não discriminou: deu ajuda à Madeira como deu ao Brasil, Chile, China, Austrália, Birmânia, Cuba, Haiti, etc, países ricos, pobres, grandes e pequenos.
Hugo Soares
Caro Deputado Hugo Soares, que estratégias e políticas visa a Juventude Social Democrata aprensentar no combate ao desemprego jovem? Pedro, O desemprego é o maior flagelo que Portugal (e a Europa) enfrenta e a nossa maior preocupação. Temos já programas que o ajudam a mitigar, como o Impulso Jovem. Mas eu não tenho ilusões: sem transformarmos as bases da nossa economia (como estamos a fazer), sem voltarmos a industrializarmos o país (como estamos a fazer), sem requalificarmos o nosso ensino (como espero que venhamos a fazer), sem nos libertamos do peso do Estado, não há criação de emprego sustentável. Temos que ser sérios nesta discussão e fazê-la sem demagogia. É isso que eu quero que a Jota faça: com contributos sérios e responsáveis, como temos feito, para estas reformar que são urgentes!
Marco António Costa
Caro Dr. Marco António Costa, Luís Filipe Menezes afirmou que pretendia unir as cidades do Porto e VIla Nova de Gaia. Concorda com esta afirmação? Porquê?
Jessica Augusto
Cara Jéssica Augusto, queria perguntar se os apoios aos atletas olímpicos são suficientes, para que estes possam obter melhores resultados nos jogos olímpicos.
Alexandre Relvas
Caro Dr. Alexandre Relvas, a social democracia é algo cada vez mais difícil de aplicar?
José Matos Rosa
Caro Deputado José Matos Rosa, a desertificação tem sido um dos problemas do interior de Portugal, nomeadamente do Alentejo. Pergunto-lhe se existe algum plano de desenvolvimento do interior, nomeadamente da linha de caminhos de ferro?
José António Salcedo
Qual é a diferença entre o empreendedor e o empresário? Será que na actualidade um empreendedor pode ser um empresário?
Jaime Marta Soares
Qual é para si a principal causa dos incêndios em Portugal?
Leonor Beleza
Cara Dra. Leonor Beleza, pergunto-lhe se a Fundação Champalimaud apoia financeiramente a investigação em Portugal? E em que áreas?
António Correia de Campos
Queria perguntar-lhe se o sistema nacional de saúde tem sustentabilidade financeira para garantir a gratuidade do acesso aos cuidados de saúde?
Durão Barroso
Quais os aspectos essenciais que a União Europeia terá de abordar nos próximos anos?
Manuela Ferreira Leite
Que problema fulcral tem que ser resolvido na economia portuguesa?
Pedro Reis
Caro Dr. Pedro Reis, considera que as exportações são essenciais para o desenvolvimento da economia portuguesa?
Achei Curioso
"Esperemos que tenhamos mais homens e mulheres livres e independentes." - António Barreto
"Em 1974, Portugal não tinha desemprego" - António Barreto
"Portugal exige uma forte presença do Estado, considero-me um Social Democrata" Pedro Santana Lopes
"É horrível para de trabalhar" - Pedro Santana Lopes
"É horrível parar de trabalhar" Pedro Santana Lopes
"Estamos num tempo fascinante, é preciso agarrar as oportunidades e fazer bem a quem precisa" Pedro Santana Lopes
"Não se deixem vencer pelos maus momentos, nem se deixem deslumbrar pelos bons momentos" - Pedro Santana Lopes
"O PSD é um dos partidos estruturantes da democracia portuguesa" - Marcelo Rebelo de Sousa"
O exemplo da Kodac, que Miguel Poiares Maduro deu.
Sugestões
Bom Dia
Venho sugerir que nas próximas edições da Universidade de Verão, se possa iniciar a aula da tarde pelas 14h00, com final pelas 16h30, para que tenhamos mais tempo para os trabalhos de grupo, durante a tarde.
Boa Tarde
A minha outra sugestão seria introduzir nesta área pessoal, um fórum, para que as pessoas dos grupos possam partilhar opiniões, depois das aulas ou da apresentação de trabalhos de grupo.
Desafio do JUV
Para ti, quem ganhou o debate: Mónica Ferro ou José Manuel Canavarro? Justifica!
Na minha opinião quem ganhou o debate foi a deputada Mónica Ferro, pois consegui com a sua simpatia, abertura de espírito e capacidade de comunicação alterar algumas das mentalidades mais conservadoras dentro do partido. Além disso, apresentou exemplos e dados concretos relativos a outros países desenvolvidos que já adoptaram com sucesso esta lei. Por último, verificou-se no final da sessão um elevado número de apoiantes desta lei, o que é bastante significado num partido tendencialmento conservador, como o Partido Social Democrata.
Qual o orador de que mais gostaste? Porquê?
O orador de que mais gostei foi o Doutor Pedro Santana Lopes, pois conseguiu criar uma grande empatia com a audiência, através da sua capacidade de comunicação e simplicidade. Sem qualquer demagogia e com grande realismo da situação atual em que vivemos, procurou dar informações e conselhos que serão seguramento úteis para vida pessoal e profissional. Nesse sentido, considero que este orador foi sem dúvida o melhor da Universidade de Verão, pois conseguiu transmitir melhor a sua mensagem, de uma forma imparcial sem estar condicianado a pressões políticas ou partidárias. Para além do antigo Presidente do PSD, destaco as boas intervenções de António Barreto e José António Salcedo, pois conseguiram fazer refletir e despertar questões bastantes sensíveis da sociedade em que vivemos. Por último, agradeço a presença de todos os orados nesta Universidade de Verão, pois todos eles deixaram uma mensagem diferente, com grande significado.
Colabora com o Presidente da JSD. Sugere aqui uma mensagem política para ser usada no seu discurso de encerramento amanhã! A minha mensagem política seria a seguinte: Em tempos de grande dificuldade económica, financeira e de desconfiança em relação às instituições políticas, a Juventude Social Democrata em colaboração com o Instituto Sá Carneiro permitiu dar voz a cem jovens, que tiveram a oportunidade única de questionar e de aprender com diferentes personalidades destacadas de várias áreas de estudo. A Universidade de Verão da JSD mostrou mais uma vez, que qualquer pessoa pode intervir publicamente mesmo sem estar filiado em qualquer partido.