SUGESTÕES
 
 
 
     
João Paulo Ameixa
"A ADSE é uma espécie de moeda de troca para a função pública." - Correia de Campos
31-08-2013 | 22:29

Resposta Carlos Coelho:
Olá João Paulo,

Isto não é uma sugestão...

CC

João Paulo Ameixa
Todos os dias, ao início de cada dia de trabalhos, ou no fim deste, podia escolher-se uma grande personalidade histórica e fazer uma homenagem a esta. Esta homenagem podia ser feita, quer pela organização, quer pelos grupos.
31-08-2013 | 20:41

Resposta Carlos Coelho:
Olá João Paulo,

Acho a ideia muito interessante !

Vamos ponderá-la na organização da UV 2014.

CC

Gonçalo Melo
É com pena que constato que o exercício de simulação da A.R. apenas permitir falarem 4 pessoas por grupo, ficando o restante privado de poder participar no debate. Não tenho uma alternativa clara, mas talvez estender o exercício ao período da manhã e permitir mais uma volta de participações das oposições e governo, passando assim de 4 para 7 participações por grupo...
31-08-2013 | 18:25

Resposta Carlos Coelho:
Olá Gonçalo,

Temos de dar iguais oportunidades a todos os grupos. Com este sistema, cada Grupo é governo uma vez. Para aumentar o número de Assembleias teríamos de dar a cada Grupo a oportunidade de ser governo 2 vezes (ou seja, duplicar o tempo reservado às Assembleias). Isso obriga a prescindir de algo que estaria previsto no Programa. Convido-o a, no Domingo de manhã no Inquérito de Avaliação Final a dar a sua sugestão sobre o que devemos retirar do Programa.

CC

Mafalda Paiva de Oliveira
Os comentários dos desempenhos deviam ser feitos no final dos 10 governos para que os primeiros e últimos estejam nas mesmas condições de prestação.
31-08-2013 | 15:32

Resposta Carlos Coelho:
Olá Mafalda,

O efeito pedagógico do comentário perder-se-ia... Quando surgisse o comentário já não nos lembraríamos do que foi dito em cada Assembleia e, sobretudo, como foi dito.

CC

(anónimo)
Coordenar é também decidir. Os coordenadores de grupo assumem um papel de relevo, de decisão e visibilidade. Filtram as perguntas no acesso ao debate e, infelizmente, usurpam aquilo que são as suas tarefas. Sugestão: um inquérito aos grupos no último dia "E Hoje, Quem escolherias como coordenador?" Obrigado.
31-08-2013 | 13:08 (entregue em papel)
Nuno Magalhães
No UJUV, diariamente são dois grupos que tratam da redacção da noticia do dia e da escolha da foto. Assim, para não haver um atropelamento e o conteúdo das noticias e da foto serem iguais ou semelhantes, sugiro que, em vez da atribuição ser feita ao grupo por dia, que esta seja feita por "aula". Desta forma, as duas aulas diárias ficam cobertas e entram as os dois oradores na jornal, sem existir repetição de conteúdo das notícias em páginas consecutivas.

Cumprimentos
31-08-2013 | 11:55

Resposta Carlos Coelho:
Olá Nuno,

Parece-me uma ideia com bastante fundamento. Vou passá-la ao Paulo Colaço para que possamos tê-la presente quando desenharmos a UV 2014.

CC

Maria Ana Condessa
Penso que seria muito positivo criar mais actividades lúdicas que incentivassem a interacção dos grupos, porque muitas vezes apenas se contacta com os colegas do grupo a que pertencemos e não com todos os alunos da UV.
31-08-2013 | 10:32

Resposta Carlos Coelho:
Olá Maria Ana,

Concordo com a sugestão, mas... Que actividades e em que momento da nossa já tão sobrecarregada agenda ?

CC

João Paulo Ameixa
Poderia fazer-se na Intranet, ao fim de cada dia, um quiz sobre o que foi falado no dia, de modo a consolidar a aprendizagem dos alunos e oferecer algum entretenimento.
30-08-2013 | 23:36

Resposta Carlos Coelho:
Olá João Paulo,

E há tempo ? :)

CC

João Paulo Ameixa
Alguns dos alunos podiam ser os repórteres da UTV, por uns momentos, para entrevistarem os membros da organização sobre matérias da universidade de verão.
30-08-2013 | 18:30

Resposta Carlos Coelho:
Olá João Paulo,

Vou dar a sugestão ao Paulo Colaço.

CC

João Paulo Ameixa
Durante, pelo menos um dos jantares, podiam-se misturar alunos dos diferentes grupos de modo a uma maior comunicação entre todos!
30-08-2013 | 18:27

Resposta Carlos Coelho:
Olá João Paulo,

Concordo que temos de aumentar a interacção entre grupos diferentes mas tenho dúvidas que isso deva ser feito num jantar uma vez que aí (por causa da pergunta ao convidado) a dinâmica seja a do Grupo.

CC

João Paulo Ameixa
Acho que era muito bom, se no próximo ano, houvessem actividades com grupos unidos (digamos, uma coligação de grupos). Dessa forma haveria um maior contacto entre os diferentes grupos!
30-08-2013 | 18:22

Resposta Carlos Coelho:
Olá João Paulo,

Importa-se de dar uma sugestão concreta ?

CC

Pedro Ferreira
Boa Tarde



A minha outra sugestão seria introduzir nesta área pessoal, um fórum, para que as pessoas dos grupos possam partilhar opiniões, depois das aulas ou da apresentação de trabalhos de grupo.
30-08-2013 | 17:25

Resposta Carlos Coelho:
Olá Pedro,

Vou pedir ao Hugo Tavares que estude essa possibilidade na programação da UV 2014.

CC

João Leite
Boa Tarde,

gostava de propor, se possível, para as próximas edições, existir na intranet uma plataforma de chat, para que os elementos dos grupos possam comunicar mesmo durante as conferências.
30-08-2013 | 16:53

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Vou pedir ao Hugo Tavares que estude essa possibilidade na programação da UV 2014.

CC

José Bastos Pinto
Uma sugestão.

Numa próxima universidade de Verão, propunha que fosse criado aqui, emalguma sala do hotel, uma pequena biblioteca munida de dicionários de termos políticos, livros de direito (que tanta falta fazem nesta semana) livros sobre a história do psd, da jsd, da europa e dos seus intervenientes. Também seria óptimo esta poder ter um pequeno acervo cinematográfico e banca de livros usados e novos (a preços acessíveis) para os alunos poderem comprar e tornar ainda esta semana mais enriquecedora. Para isto, poderiam nomear um membro do staff para assumir o controlo do espaço, a sua arrumação o bom cuidado com os materiais e a organização e a gestão das vendas dos livros.



Abraço.
30-08-2013 | 15:35

Resposta Carlos Coelho:
Olá Zé,

Não sei se será muito prático num Hotel onde o espaço é tão escasso.

CC

Francisco Silva
Sugiro que seja realizado um jogo de orientação em Castelo de Vide com equipas intergrupais. Seria uma forma diferente de conhecermos alguns recantos do município e de termos mais um momento de convívio.
30-08-2013 | 15:30

Resposta Carlos Coelho:
Olá Francisco,

Um ano fizemos um peddy-paper mas não correu muito bem...

CC

José Miguel Rebolho
A par com o Filipe Santana Lopes, sugerimos a criação de um chat de grupo na Intranet, já que na nossa opinião facilitaria a comunicação dentro dos grupos e proporcionaria ao conselheiro uma mais eficaz observação, aumentando a sua facilidade em dar algumas sugestões/observações pertinentes. :)
30-08-2013 | 15:15

Resposta Carlos Coelho:
Olá José Miguel,

Vou pedir ao Hugo Tavares que estude essa possibilidade na programação da UV 2014.

CC

Jorge Bica Freitas
Sabendo da dificuldade de execução do que vou sugerir, acho que nas aulas/debate, se tragam oradores com ideias mais díspares entre si, para que o debate "aqueça", obrigando os intervenientes a exigirem mais de si, das suas ideias e argumentos que apoiem a sua tese.
30-08-2013 | 14:56

Resposta Carlos Coelho:
Olá Jorge,

Quando os convidamos pare em discordar mais...

CC

João Figueiredo
De modo a diversificar os painéis das conferências ao jantar, seria interessante trazer um conjunto de jovens exemplos numa mesma sessão, em temas como o empreendedorismo, criando um momento de maior proximidade e conforto entre o painel de oradores e os alunos.
30-08-2013 | 12:54 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá JOÃO,

Fizemos essa experiência o ano passado e correu bem. A questão é o que deve retirar do Programa para acomodar novas sugestões. Conto com a sua opinião na Avaliação Final que irá ocorrer no Domingo de manhã.

CC

Carlos Alberto Miranda
Disponibilizar os suportes utilizados pelos oradores nas suas apresentações na Intranet no dia imediatamente anterior às palestras para nos prepararmos melhor para as mesmas.
30-08-2013 | 12:51

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

Só depende de quando os oradores nos fazem chegar...

Logo que os recebemos colocamos online.

CC

João Guilherme Cerejo
Num momento em que surgem vários conflitos do âmbito das relações interncionais, deixo a sugestão de a Universidade de Verā;;;o do PSD pode alargar as suas aulas lá para fora e frizar o como Portugal pode contribuir, agir e apoiar as decisoē;;;s feitas neste camp de modo a fortaleçer a sua posição.
30-08-2013 | 12:07

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Pensámos nesta edição ter uma aula sobre a actual situação international mas não conseguimos trocar, sacrificando um dos temas que entraram no Programa deste ano.

No Domingo de Manhã, na Avaliação Final terá a oportunidade de sugerir alterações concretas ao Programa da UV.

CC

Nuno Lopes
Propunha que nos permitissem assistir ao jogo, Sabado, as 20h, entre o SLB e o SCP.

É deveras importante ver o SLB acabar com as esperanças leoninas e vencer com um resultado dilatado que irá ficar na historia.
30-08-2013 | 12:06

Resposta Carlos Coelho:
Olá Nuno,

Fizemos os possíveis para responder positivamente à sua sugestão :)

CC

Nuno Lopes
Como forma de confraternização extra, gostaria de propor a realização de um torneio de Pro Evolution Soccer (PES) 13!



Os meios logísticos estão assegurados, só falta aprovação superior e participação em massa!
30-08-2013 | 11:52

Resposta Carlos Coelho:
Nuno,

E acha mesmo que temos tempo... ? :)

CC

José Bastos Pinto
Bom dia.

Mais uma proposta, as dinâmicas inter grupais já se notam melhor "oleadas". Mas, mesmo assim, proponho que na próxima edição da UV, hajam um ou dois trabalhos obrigatórios entre grupos. Isto acelerará mais rapidamente a relação entre todos, e também, irá dar-lhes uma maior consistência e variedade.
30-08-2013 | 11:38

Resposta Carlos Coelho:
Olá Zé,

Estou de acordo com a vantagem de estimular o intercâmbio entre os grupos. Não estou certo que a melhor forma sejam trabalhos obrigatórios . Você tem alguma proposta concreta ?

CC

Joel Araújo Alves
Bom dia;



Penso que seria interessante a substituição, na íntegra, de todos os suportes de papel que nos têm facultado - nomeadamente no que toca ao "achei curioso"; "Pergunta a..." e "Aprendi que" - pela documentação em formato digital, a ser disponibilizada via "intranet" - como alias já acontece em grande parte dos exemplos acima indicados.

Isto permitira uma maior contenção de custos - e subsequente melhor aproveitamento dos recursos existentes - assim como a simplificacao das operações de logística de toda a organização.



Atenciosamente;

Com os melhores cumprimentos;



Joel Alves
30-08-2013 | 11:14

Resposta Carlos Coelho:
Olá Joel,

Já respondi ao Paulo Afonso e disse-lhe:

Essa é a recomendação mais recorrente em todas as edições da UV :)

A vossa colaboração utilizando largamente a intranet tem reduzido muito a utilização de papel.

Há porém alguns "truques" da organização que não posso revelar e que obriga a algum papel :)

CC

Helder Antunes
Bom dia!

Tenho duas sugestões:

A primeira relacionada com a rede intranet. Nos desafios do JUV e outros do género, não nos é possível obter confirmação se a participação ficou submetida sem erros, levando a que possa ocorrer que um participante pense que respondeu aos desafios, mas que efectivamente não participou.

A segunda sugestão surgiu em conversas com castelovidenses e prende-se com a possibilidade de haver uma aula aberta a todos os cidadãos locais que queiram assistir e até poderia ser uma aula a céu aberto.

Obrigado
30-08-2013 | 10:14

Resposta Carlos Coelho:
Olá Helder,

Boa sugestão. Vou transmiti-la ao Hugo Tavares para que a possa incluir na intranet. Se já não for possível neste ano, que seja introduzida no próximo ano.

Quanto à segunda sugestão compreendo bem o interessa que poderia ter para a comunidade local mas não me parece evidente que traga mais-valia para a Universidade de Verão. E, nesta matéria, o que me interessa, a minha prioridade, é que a UV seja a melhor possível para os 100 participantes.

CC

Tiago Duarte
Seria interessante ter um hino da UV, seria mais um factor de uniao entre uvianos e a banda sonora para uma semana inesquecivel!
29-08-2013 | 21:10

Resposta Carlos Coelho:
Olá Tiago,

Depois da Gala do Boneco ficou claro que afinal há um hino da UV :)

CC

Bruno Daniel Moreira
Caro senhor,

Sobre a ideia de voluntariado que havia proposto penso que a actividade tinha de ser realizada com a população, nomeadamente na população mais idosa dando num momento de atenção em troca da experiência dos mais sábios e dar um pouco de nós pelo conhecimento humano traduzindo-se num momento de menor solidão!
29-08-2013 | 20:44

Resposta Carlos Coelho:
Bruno,

Receio que tenha de pedir-lhe que seja mais concreto para nos ajudar a introduzir essa inovação:

- em que dia/hora do nosso programa teria lugar a acção ?
- onde teria lugar a acção ? (lar de idosos, Universidade de Verão, domicilios privados ?)
- quem participaria ? (todos os 100 participantes ? Um pequeno Grupo ? Quem escolhe ?)

Obrigado !

CC

Helder Antunes
Numa altura em que os recursos são escassos penso que seria desnecessário a inclusão do convite em papel para os jantares, uma vez que os jantares conferência fazem parte das actividades obrigatórias da UV.
29-08-2013 | 20:16

Resposta Carlos Coelho:
Olá Helder,

Esta é uma sugestão recorrente :)

Mas nós temos os nossos segredos ;)

Bem sei que parece desnecessário mas nós temos as nossas razões...

CC

Rodolfo Cardoso
Sugiro que futuramente ambas as sessões (da manhã e da tarde) possam vir a ter um pequeno intervalo de 5 minutos para as necessárias idas ao WC, bem como para evitar que algumas sessões se tornem demasiado longas e maçudas, o que origina uma natural diminuição da atenção dos alunos.
29-08-2013 | 17:23

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rodolfo,

O meu receio é que um interval de 5 minutos acabe por ser maior prejudicando o tempo para o catch the eye... E que isso não se taduza em dispersão...

CC

Nuno Lopes
Sugiro que, em futuras edições, ocorram as chamadas "conversas de Cafe" de caracter informal e sem um tema previamente definido. Seria engraçado pois daria a oportunidade de conhecer os oradores num contexto menos formal e ter uma conversa que será certamente muito frutífera e que deixara marca no futuro de qualquer um. Obrigado! Nuno Lopes
29-08-2013 | 16:36

Resposta Carlos Coelho:
Olá Nuno,

Concordo completamente ! Já aconteceu em 2 UVs quer à hora de almoço, quer à Volta da piscina no dia da visita a Castelo de Vide. Eu próprio animei uma tertúlia sobre os voos da CIA quando presidi á Comissão de Inquérito o Parlamento Europeu. Mas todos estes casos resultaram da iniciativa e pedido dos participantes, não da imposição da organização.

CC

Gonçalo Melo
Colocar a revista de imprensa online na intranet e poupar o gasto de papel. É algo que a maioria lê uma só vez e depois deita fora/guarda para não mais utilizar.
29-08-2013 | 14:31

Resposta Carlos Coelho:
Olá Gonçalo,

Vamos experimentar a sua sugestão na UV 2014.

CC

Susana Reis
Sugeria que houvesse um equilíbrio entre aulas dadas por professores e professoras. Nenhuma das aulas da universidade é dada por uma professora.

Cumprimentos,

SR
29-08-2013 | 13:01

Resposta Carlos Coelho:
Olá Susana,

Tem toda a razão até porque as mulheres que tivemos na UV foram de ENORME qualidade !

Espero as suas sugestões de oradoras na Avaliação Final que irá ocorrer no Domingo de manhã ;)

CC

Simão Pedro Santana
Penso que na revista de imprensa se deveria criar um espaço para uma ou duas notícias desportivas.
29-08-2013 | 12:53

Resposta Carlos Coelho:
Olá Simão,

Vou passar a "dica" à Inês :)

CC

José Lopes
Replicar este modelo, criando uma universidade de formação que integrasse ativamente jovens de todos os partidos políticos.
29-08-2013 | 12:51

Resposta Carlos Coelho:
Olá José,

Não posso estar mais de acordo, mas quem pode promover essa iniciativa ?

CC

Maria Nascimento
Sendo que na UV temos vários tipos de militantes, dos mais ao menos experientes, e que todos nós teimamos (com razão) que o nosso trabalho não é apenas agitar bandeiras e bater às portas, porque não editar uma área que se traduza em: O papel expectante da Jota. Onde os militantes podem dizer o que acham que deve ser o trabalho da jota, como por exemplo a intervenção social de que nos falava agora o Prof. PSL
29-08-2013 | 11:35

Resposta Carlos Coelho:
Olá Maria,

Na programação apertada da UV em que o tempo é escasso para acrescentarmos algo temos de suprimir algo do que já temos. Na Avaliação Final que irá fazer no Domingo de manhã terá oportunidade de dizer o que acha que se deve suprimir e o que deve acrescentar :)

CC

Diogo Fagundes
Combate ao isolamento dos idosos

"Programa Inter-Gerações"

Dr.Pedro Santana Lopes
29-08-2013 | 10:33

Resposta Carlos Coelho:
Olá Diogo,

Isto não é uma sugestão...

CC

Tiago Duarte
Na sequencia da palestra falei claro, e considerando a presença sempre constante da imprensa, parece-me interessante ter um período de contacto com um jornalista, para que possamos ter o ponto de vista do "outro lado da barricada"
29-08-2013 | 10:21

Resposta Carlos Coelho:
Olá Tiago,

No último dia, no Domingo de manhã, quando fizer o Inquérito de Avaliação Final vai responder à pergunta de quais os oradores da UV 2013 que não teria convidado se fosse o Director da UV e quais convidaria.

CC

Pedro Ferreira
Bom Dia

Venho sugerir que nas próximas edições da Universidade de Verão, se possa iniciar a aula da tarde pelas 14h00, com final pelas 16h30, para que tenhamos mais tempo para os trabalhos de grupo, durante a tarde.
29-08-2013 | 09:44

Resposta Carlos Coelho:
Olá Pedro,

Trata-se verdadeiramente de uma ideia original que nunca foi sugerida no passado. Peço-lhe que a reitere no Inquérito da Avaliação Final que vai ocorrer no Domingo de manhã.

CC

Ana Carolina Almeida
Com o decorrer da Universidade de Verao tenho constatado que há um consumo excessivo de papel. Actualmente, com as novas tecnologias e uma vez que ja existe uma intranet, nao seria mais pratico e amigo do ambiente que os materiais fossem apenas disponibilizados em suporte digital?




29-08-2013 | 02:10

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ana Carolina,

Já respondi ao Paulo Afonso e disse-lhe:

Essa é a recomendação mais recorrente em todas as edições da UV :)

A vossa colaboração utilizando largamente a intranet tem reduzido muito a utilização de papel.

Há porém alguns "truques" da organização que não posso revelar e que obriga a algum papel :)

CC

Susana Coito
Enquanto trabalhávamos surgiu a sugestão de porque não colocar um item de like nos "achei curioso" . parece-me uma boa sugestão
29-08-2013 | 00:57

Resposta Carlos Coelho:
Olá Susana,

Não é uma sugestão boa... É uma excelente sugestão. Já não vamos a tempo de reprogramar a intranet este ano. Peço-lhe para reiterar esta sugestão na Avaliação Final que irá ocorrer no Domingo de manhã.

CC

Carlos Alberto Miranda
"Existem projectos que estiveram 20 anos à espera na AICEP." - Dr.º Pedro Reis
28-08-2013 | 23:34

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

Isto não é uma sugestão...

CC

Nuno Lopes
Achava bastante benéfico durante as reuniões dos grupos de trabalho existir uma música de fundo, para ajudar quer na concentração quer num ambiente mais descontraído.
28-08-2013 | 22:00

Resposta Carlos Coelho:
Olá Nuno,

Acabei de responder ao Gonçalo Melo sobre a mesa sugestão. Vamos ver com o Hotel o que é possível.

CC

Carlos Alberto Miranda
Julgo ser fundamental aumentar a interacção com elementos de grupos diferentes, dado que grande parte do tempo é passada com elementos do grupo em que estamos integrados, para tal proponho que uma das actividades da UV seja feita dispersando os alunos por grupos distintos daqueles que pertencem.
28-08-2013 | 18:52

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos Alberto,

Esta é também uma das sugestões recorrentes da UV. Compreendo que temos aqui um défice. Estou aberto a propostas CONCRETAS de como promover esse maior contacto entre membros de grupos diferentes. Tem sugestões concretas ?

CC

Luís Carlos
"As mais lindas frases de amor são ditas no silêncio dum olhar."
28-08-2013 | 18:43

Resposta Carlos Coelho:
Olá Luis,

Isso não é uma sugestão para mim... :)

CC

Gonçalo Melo
Penso que a existência de música ambiente nos espaços comuns seria agradável para os alunos da UV.
28-08-2013 | 17:40

Resposta Carlos Coelho:
Olá Gonçalo,

Vamos ver o que é possível tendo em conta que o Hotel em que estamos é muito "espartano"...

CC

(anónimo)
A gestão do tempo para as intervenções catch the eye não foi adequada. Houve intervenientes que se alongaram em prejuízo de outros, sem uma palavra da mesa, na correção atempada da situação.
28-08-2013 | 17:32 (entregue em papel)
Hugo Arrimar
A avaliação deveria ser dividida em 2 grupos, um sobre a palestra em si (como acontece actualmente) e um outro sobre a parte das perguntas de grupo e de "catch the eye".
28-08-2013 | 16:04

Resposta Carlos Coelho:
Olá Hugo,

Para ponderar essa solução preciso de compreender qual a vantagem. Importa-se de me explicar o que, na sua opinião, se ganharia com essa solução ?

Obrigado

CC

Jenny Lopes Santos
"Entre quatro a cinco anos Portugal será a população mais envelhecida da Europa"

Sr. António Barreto
28-08-2013 | 15:03

Resposta Carlos Coelho:
Olá Jenny

Isso não é uma sugestão para mim... :)

CC

Paulo Afonso
Sugiro que em edições futuras se aproveitem mais as novas tecnológicas visando diminuir o consumo de papel. Mais concretamente: as sugestões, aprendi que, perguntas e avaliação poderiam passar a ser realizados nesta página. Desta forma, ganharia a organização (menos "papelada" para ler/decifrar e menos gastos) e o ambiente.
28-08-2013 | 14:08

Resposta Carlos Coelho:
Olá Paulo,

Essa é a recomendação mais recorrente em todas as edições da UV :)

A vossa colaboração utilizando largamente a intranet tem reduzido muito a utilização de papel.

Há porém alguns "truques" da organização que não posso revelar e que obriga a algum papel :)

CC

(anónimo)
Por existir pouca interacção inter-grupos, sugeria que ao almoço os grupos fossem de alguma forma incentivados a misturarem-se todos ou então existissem actividades lúdicas que o fomentasse, pois a troca de ideias é importante e o desinibismo e o à-vontade em comunicar também.
28-08-2013 | 14:02 (entregue em papel)
Valter Costa Vieira
Uma sugestão que pode acrescentar mais algum conteúdo ao momento de avaliação seria um acréscimo do "catch the eye" da possibilidade, de para além de se apresentarem perguntas ao orador, se pudesse também apresentar um rápido comentário sobre a resposta ou postura do orador, mas também da formação e seu conteúdo, devendo ser possível interpelar o formador par apresentar algo que seja enriquecedor da interversão do mesmo.
28-08-2013 | 12:33

Resposta Carlos Coelho:
Olá Valter,

A ideia é interessante mas o tempo, infelizmente, escasso...

CC

José Bastos Pinto
Mais outra sugestão. Não permitam pc´s ou tablets á mesa do jantar. Partilhar uma refeição deve ser um acto de comunhão, de partilha e de convívio e não de se estar, absorto com outras coisas que podem ser prefeitamente visualizadas após as refeições.

Abraço.
28-08-2013 | 12:22

Resposta Carlos Coelho:
Olá Zé,

Concordo mas acho que deve ser uma atitude de cada um. Não acho que deva fazer uma lista de recomendações de etiqueta. Não acho elegante levar computadores para Mesa de jantar, mas também comer de boca aberta, não usar o guardanapo e não falar com os restantes membros da mesa ;)

CC

Marta Quintino Boura
O grupo azul sugere que os grupos que não foram contemplados para estarem na mesa com um convidado ao jantar possam usufruir da companhia do nosso reitor Carlos Coelho durante um almoço
28-08-2013 | 09:49

Resposta Carlos Coelho:
Olá Marta,

Se me convidarem para a vossa Mesa terei o maior prazer em almoçar convosco :)

CC

Carlos Alberto Miranda
Sugiro que deve ser ponderada a possibilidade de transmitir em directo via on-line as conferências com o intento de promover a abertura à sociedade civil.
27-08-2013 | 19:23

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

As sessões de Abertura e de Encerramento são emitidas em canal aberto.

Todas as outras sessões são emitidas em sinal fechado (só para os ex-alunos da UV)

Há sessões (como o Falar Claro) que têm de ser à porta fechada. Os trabalhos de Grupo e a simulação de Assembleia, também. Alguns oradores Pedem também para falar à porta fechada para poderem falar Sem constangimentos com os participantes na Universidade de Verão.

Entre a eficácia da UV e a sua visibilidade mediática, opto sempre pela Primeira.

CC

Carlos Alberto Miranda
Recomendo que seja introduzida a possibilidade de no final de cada aula, se proceder à eleição do melhor grupo da mesma pelo conjunto dos grupos da UV.
27-08-2013 | 19:00

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

Peço-lhe o favor de reiterar essa interessante sugestão na Avaliação Final que terá lugar no Domingo de manhã para podermos tê-la presente na análise de 2013 e preparação de 2014.

CC

(anónimo)
As aulas com os convidados deveriam ser apenas para os alunos, sem a comunicação social. A presença dos media condiciona algumas vezes as paletras dos intervenientes, assim como, as perguntas dos alunos e as respostas dadas. Podia reservar-se para os media apenas os jantares.
27-08-2013 | 17:21 (entregue em papel)
Ana Sofia Silva
A criação de um momento onde se faça um jogo didático de cultura geral, sendo cada grupo uma equipa e vencendo a que mais pontos obtiver. É algo que pode proporcionar momentos de diversão para todos os grupos ou seja seria uma actividade que incluiria toda a gente.
27-08-2013 | 17:20 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ana Sofia,

Já fizemos isso uma vez mas os vossos colegas de anos anteriores preferiram a Gala do Boneco que irá ocorrer na Quinta-feira à noite. Você dir-me-à, depois, se prefere o "trivial pursuit" ou a nossa Gala :)

CC

Bruno Daniel Moreira
Visto que a Universidade de Verão pretende criar cidadão informados e ativos numa sociedade democrática, penso ser necessário terem atividades relacionadas com as fragilidades do país através de ações de voluntariado que traduziriam-se em mais valias pessoas para os participantes e também alguma dinámica social para a vila de Castelo De Vide e diversificação das atividades.
27-08-2013 | 17:16

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Parece-me uma ideia muito interessante. Não lhe escondo que já esteve em cima da Mesa na preparação de algumas UVs.

O que faz falta são propostas concretas que seam compatíveis com o perfil da UV e o nosso calendário.

Tem sugestões concretas para formular ?

CC

Ricardo Nora
Pegando um pouco na sugestão dada pelo Renato Gomes acho que seria uma oportunidade de demonstrar respeito e orgulho pelo nosso pais substituirmos as nossas mascotes por objetos peculiares das mais diversas regiões do nosso pais.
27-08-2013 | 16:24

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ricardo,

Isso faria sentido se os grupos fossem regionais. Não sendo o caso pode ser violento obrigar participantes de alguma região do País a usarem como mascote símbolos de regiões "rivais"...

CC

Henrique Pessoa
Bom dia Carlos Coelho,

Gostaria de sugerir a troca de grupos ao longo das atividades desenvolvidas na UV.
27-08-2013 | 15:18

Resposta Carlos Coelho:
Olá Henrique,

Tem sido recorrente, ao longo das UVs, um conjunto de sugestões que visam combater a tentação das pessoas se fecharem no seu grupo e interagirem com outros participantes.

Estou aberto a receber sugestões que optimizem essa interacção. Receio que trocar de Grupo no meio da UV (que se limita, na prática, a 5 dias) tenha mais efeitos negativos do que positivos.

CC

Filipe Santana Lopes
O site ter um chat de grupo, acho que facilitaria a comunicação dentro dos grupos e a onde o conselheiro pode também observar e dar algumas observações caso eles acharem pertinentes ...
27-08-2013 | 15:08

Resposta Carlos Coelho:
Olá Filipe,

Vou pedir ao Hugo Tavares que estude essa possibilidade na programação da UV 2014.

CC

Tiago Duarte
A disponibilização dos Diapositivos antes ou durante as aulas na intranet permitiria seguir as exposiçoes com ainda melhor suporte visual, incluindo olhar a detalhes.
27-08-2013 | 14:56

Resposta Carlos Coelho:
Olá Tiago,

Parece-me uma boa sugestão mas nem sempre temos acesso às apresentações com a antecedência necessária para fazê-lo...

CC

José Bastos Pinto
Nas próximas edições da Universidade de Verão, penso que seria melhor com alguns dias de antecedência, fosse disponibilizada a lista de participantes, isto ajudaria a ficarmos a conhecer colegas oriundos das mesma localidades e distritos, e assim poderíamos articular transportes e evitar gastos desnecessários vindo sozinhos de carro, quando o poderíamos ter partilhado
27-08-2013 | 13:07 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Zé,

Percebo a sugestão mas não é muito fáci operacionalizar isso. Temos de gerir (infelizmente) os que desistem à última hora ou que faltam como aconteceu desta vez...

Podemos conversar sobre isso, se quiser.


CC

Marta Quintino Boura
Se crie um espaço online de discussão e partilha de ideias sobre temas da atualidade, de forma a fomentar não só o maior envolvimento nessas questões como a interação dos membros dos diferentes grupos.
27-08-2013 | 13:05 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Marta,

Aqui na UV não sei se haverá muito tempo para isso.

Fora da UV temos a REDEUV para cuja dinamização espero as vossas sugestões criativas.

CC

Simão Pedro Santana
Se crie um espaço/aula acerca da agricultura, sendo esta uma área importante e que necessita renascer para também ajudar o país na valorização do PIB e exportações, bem como na renovação de gerações na área e criação de emprego.
27-08-2013 | 13:04 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Simão,

Obrigado pela sugestão. No Inquérito de Avaliação Final que irá fazer no Domingo de manhã haverá uma secção para dizer que temas retiraria e que temas incluiria se fosse o Director da UV.

Porque não é possível incluir novos temas sem retirar alguns dos que constam do actual programa... :)

CC

Guilherme Duarte
Mesmo sabendo o quão ambiciosa é a ideia, especialmente a nível de trabalho que ia requerer, mas porque não fazer no final da UV um "livro" da edição da UV, com as aulas (parcialmente ou totalmente) transcriptas - com aprovação do orador claro, com as perguntas dos grupos e respostas, brindes, poemas escolhidos etc?

Por vezes estamos tão concentrados em fazer um bom trabalho do que nos foi proposto, que perdemos alguns momentos de atenção. Seria uma memória, e também um manual sobre os temas descritos.
27-08-2013 | 12:13

Resposta Carlos Coelho:
Olá Guilherme,

Vamos fazê-lo. Mas como parte da "Vida" da UV se traduz em filmes e PPoints, um livro impresso é redutor.

Por isso vamos fazê-lo em formato digital.

CC

Renato Gomes
Acho que seria interessantíssimo realizar, no inicio ou encerramento da Universidade de Verão, um "Lanche Regional", em que os participantes seriam convidados a trazer um produto que marque e represente a sua região e/ou localidade, de forma a conhecer melhor cada ponto de Portugal representado na UV.
27-08-2013 | 11:53

Resposta Carlos Coelho:
Olá Renato,

Ache a ideia muito interessante e original.

Vou pedir-lhe que a reitere no Inquério de Avaliação Final que irá ocorrer no Domingo de manhã.

CC

Ana Carvalho
Bom dia, seriam benéficas para a ralização dos nossos trabalhos e comunicação entre grupo mais fichas para os nossos computadores,

obrigada
27-08-2013 | 10:13

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ana,

Vamos ver com os funcionários como podemos aumentar pontos de alimentação de forma que seja suportável pela rede eléctrica do Hotel.

CC

João Loureiro
Diariamente deveria existir um sistema de lugares marcados para proporcionar rotatividade nos lugares em que cada grupo se senta durante as aulas, de forma a permitir que cada grupo conseguisse ficar pelo menos uma vez em cada uma das filas.
27-08-2013 | 10:00

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Esta é uma sugestão recorrente todos os anos :)

Numa Universidade em que somos criticados por ter excesso de regras (há regras para quase tudo) receio que determinar onde se devem sentar possa ser considerado um pouco excessivo...

CC

Simão Pedro Santana
Se coloquem placas de orientação do Hotel da Universidade de Verão, dentro da cidade de Castelo de Vide, principalmente à sua entrada e ruas seguintes do percurso.
26-08-2013 | 22:50 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Simão,

Para lá da sinalética insuficiente há algumas placas que induzem em erro. Vou pedir ao Presidente da Câmara para melhorar essas indicações.

CC